
Eficácia de estratégias educativas para ações preventivas da pneumonia associada à ventilação mecânica
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 16; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1414-81452012000400023
ISSN2177-9465
AutoresFernanda Alves Ferreira Gonçalves, Virgínia Visconde Brasil, Ruth Minamisava, Carlos Roberto Caixeta, Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante Oliveira, Jacqueline Andréia Bernardes Leão-Cordeiro,
Tópico(s)Family and Patient Care in Intensive Care Units
ResumoObjetivou-se determinar a eficácia de estratégia educativa para melhorar o desempenho da equipe de enfermagem na realização de procedimentos preventivos da pneumonia associada à ventilação mecânica. Ensaio clínico controlado não randomizado, conduzido em 2011, em uma unidade de terapia intensiva de Goiânia-Goiás, com a equipe de enfermagem alocada nos grupos intervenção (n=24) e comparação (n=11). Trinta dias após workshops (intervenção), os grupos foram sistematicamente observados usando-se checklist sobre montagem dos ventiladores, posicionamento da cabeceira, mudança de decúbito, uso de equipamentos de proteção individual, higiene brônquica e oral, verificação da pressão do cuff e instalação da sonda enteral. Cada procedimento foi utilizado como unidade de análise e desfecho. A intervenção foi eficaz para higienização da língua (51%), montagem do ventilador (43%) e ordem correta tubo-nariz-boca na higiene brônquica (13%). Estudos em diferentes cenários poderão confirmar a eficácia da estratégia analisada (workshop), assim como identificar outras estratégias educativas úteis para prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica.
Referência(s)