
Estudo histórico sobre a formação profissional na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (1980-1990)
2012; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1980-65742012000200019
ISSN1980-6574
AutoresEdivaldo Góis, Vilma Lení Nista-Piccolo, Bruna Ribeiro Dias, Sammia Smirna Freitas Teixeira, Vaneska Carmona Tapia de Freita, Camila Queiroz de Souza,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoEste estudo tem como objetivo analisar as influências dos debates sobre educação física dos anos 1980 no âmbito da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE-USP); em específico, interessa analisar o contexto histórico das reformas curriculares dos anos 1990 nesta instituição. Na coleta e análise dos dados empíricos adotou-se uma abordagem qualitativa através de uma pesquisa histórica, utilizando-se do método de história oral apresentado por Paul Thompson (2002). O estudo revela a existência de divergências internas, as quais, após análise interpretativa, são percebidas como ainda presentes na USP. Percebe-se que os informantes têm visões diferentes sobre a formação profissional da escola, bem como conceitos divergentes sobre educação física e esporte.
Referência(s)