
A recepção de <i>O Crime do Padre Amaro</i> no Brasil do século XIX
2012; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1981-4526.31897
ISSN1981-4526
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoEste artigo tem como objetivo analisar a recepção da obra O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós, no Brasil do século XIX. Para tal fim, o trabalho fundamenta-se nos princípios da corrente literária conhecida como Estética da Recepção, desenvolvida por Hans Robert Jauss na década de 1960. De acordo com a Estética da Recepção, uma mesma obra literária pode receber distintas valorações ao longo do tempo. Fatores históricos, sociais, geográficos, individuais estão diretamente relacionados à recepção de um autor e sua obra. Portanto, um romance, classificado como canônico em um determinado contexto, é passível de não receber a mesma canonização em contextos distintos.
Referência(s)