Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Conhecimento organizacional em escolas de governo: um estudo comparado

2012; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 46; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0034-76122012000400003

ISSN

1982-3134

Autores

Anderson Macedo de Jesus, Luciana Mourão,

Tópico(s)

E-Government and Public Services

Resumo

Como reflexo de uma tendência que tem ganhado importância crescente nas organizações públicas, privadas e não governamentais do Brasil e do mundo, a temática gestão do conhecimento motivou a realização desta pesquisa, cujo foco imediato é fornecer subsídios para auxiliar organizações públicas como escolas de governo em seus processos de desenvolvimento de conhecimento organizacional. Este conhecimento é criado mediante a interação dos conhecimentos tácito e explícito. A interação entre eles pode ser verificada por meio de quatro conversões, as quais formam um ciclo do conhecimento organizacional: a socialização, a externalização, a combinação e a internalização. O estudo em questão visa apresentar um conjunto de critérios representantes do ciclo de desenvolvimento do conhecimento organizacional e, mediante análise comparada entre sete escolas de governo internacionais e uma nacional, a Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap), elaborar o desenho de uma estrutura organizacional que maximize o desenvolvimento do conhecimento organizacional em escolas de governo.

Referência(s)