
A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX
2009; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 14; Issue: 42 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782009000300006
ISSN1809-449X
AutoresGilberto Luiz Alves, Carla Villamaina Centeno,
Tópico(s)Sociology and Education in Brazil
ResumoO artigo decorre de um programa de pesquisa que investiga o papel dos instrumentos do trabalho didático na relação educativa. Elege como foco o discurso dos manuais didáticos de história do Brasil e, para aprofundar a análise do conteúdo, procura apreender as interpretações acerca da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). Prioriza manuais didáticos pioneiros, produzidos no período imperial, a exemplo de Lições de história do Brazil, de Joaquim Manuel de Macedo, um dos principais compêndios da área no Colégio Pedro II. Esses manuais, quanto à concepção pedagógica e à forma de organização, comportavam incipiente simplificação e objetivação do trabalho didático que denotavam os primeiros indícios de uma organização técnica de base manufatureira
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