Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Princípios ecológicos e qualidade de vida

2000; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 8; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0104-11692000000400001

ISSN

1518-8345

Autores

Isabel Amélia Costa Mendes,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Ao tratar da alfabetizacao ecologica, CAPRA argumenta que os homens podem aprender licoes valiosas oriundas da analise de ecossistemas, tendo em vista a sua reconexao com a teia da vida – o que significa criar, nutrir e educar comunidades sustentaveis, onde possamos obter a satisfacao de nossas necessidades e aspiracoes, levando em consideracao as chances das futuras geracoes. Para esse aprendizado o autor enfoca principios basicos da ecologia, dizendo que precisamos nos tornar ecologicamente alfabetizados. Ou seja, precisamos compreender os pressupostos de organizacao das comunidades ecologicas e utiliza-los na construcao de comunidades humanas sustentaveis, pois ambas apresentam os mesmos principios basicos de organizacao sao redes estruturalmente fechadas, mas receptivas aos fluxos de energia e de recursos. Apesar das diferencas entre ecossistema e comunidade humana, podemos aprender, a partir de ecossistema, como viver de maneira sustentavel na busca, no cultivo e no aprimoramento da qualidade de vida, acoes estas que alicercam-se, sobretudo, nas relacoes e nas atividades cooperativas. O principio da interdependencia, estabelece que da interligacao dos seres vivos, numa ampla e complexa rede de relacoes – o que CAPRA denomina de teia da vida – sao derivadas as caracteristicas essenciais e a propria existencia dos organismos. Neste sentido, as implicacoes para as comunidades humanas sao claras. Segundo o citado autor, “uma comunidade humana sustentavel esta ciente das multiplas relacoes entre seus membros. Nutrir a comunidade significa nutrir essas relacoes”. Assim sendo, a parceria e fundamental nas comunidades sustentaveis e significa a tendencia para a construcao de associacoes, de ligacoes, tendo em vista a cooperacao como um requisito de qualidade de vida. Conciliando parceria com o processo de transformacao e desenvolvimento havera a “coevolucao”. Os individuos coevoluem atraves de uma parceria confiante. Ainda sobre a questao – qualidade de vida – a flexibilidade e outra caracteristica essencial, pois sua falta resulta em tensao. No dizer de CAPRA, “tensao temporaria e um aspecto essencial da vida, mas a tensao prolongada e nociva e destrutiva para o sistema”. Tais consideracoes nos remetem ao entendimento de que gerenciar uma organizacao “significa encontrar os valores ideais” para suas variaveis. Enfim, a diversidade tambem cumpre seu papel na busca, no aprimoramento e no cultivo de qualidade de vida; mas, somente se constituira em beneficio estrategico se a comunidade humana for sustentada por uma “teia de relacoes” e se for consciente da interdependencia; ou seja, da dependencia mutua de seus membros; desta forma, a diversidade sera fator enriquecedor das relacoes e da “coevolucao”. A sobrevivencia e a qualidade de vida da humanidade tem estreita conexao com a nossa alfabetizacao ecologica, com a nossa compreensao sobre os principios ecologicos e com sua adequacao as nossas comunidades humanas, tendo em vista sua sustentabilidade.

Referência(s)