Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Do bullying ao preconceito: os desafios da barbárie à educação

2008; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0102-71822008000100004

ISSN

1807-0310

Autores

Déborah Christina Antunes, Antônio Álvaro Soares Zuin,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma análise crítica de um tipo de violência escolar que vem sendo estudado no Brasil nos últimos anos, denominado bullying. Para isso, apresenta inicialmente seu conceito, a descrição dos comportamentos enquadrados, suas classificações, causas e determinantes. Por meio da crítica à razão instrumental realizada principalmente por Adorno e Horkheimer, denuncia-se como o conceito de bullying pertence a uma ciência pragmática que atende à manutenção da ordem vigente ao invés de colaborar para a emancipação dos indivíduos. Por fim, ao apresentar o conceito de preconceito aponta que se trata do mesmo fenômeno e que, como indicado pelos autores da Escola de Frankfurt, não deve ser combatido via imperativos morais, mas pela reconstituição da capacidade de experienciar nas diversas relações sociais vividas.

Referência(s)