Interação entre empresas com necessidades de informação(=conhecimento) e a estrutura nacional de centros com provisão de conhecimento acumulado: referência especial à estrutura nacional de serviços de informação,documentação e de biblioteca
1991; SciELO; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Inglês
10.18225/ci.inf..v20i1.417
ISSN1518-8353
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoNeste artigo, o autor 1) considera a comunidade formada de entidades organizacionais que diferem umas das outras pelas tarefas. As entidades organizacionais somente podem alcancar seus objetivos e metas com o fornecimento de informacao como base para seus desempenhos;2) classifica estas entidades em tres categorias principais: a) entidades empenhadas em obter um alto padrao de desenvolvimento e crescimento;b) entidades com um limitado padrao de crescimento; c) entidades que contribuem muito pouco para o PNB, mas muito para a comunidade, pela oferta de empregos e de produtos e servicos diarios; 3) mostra a conveniencia da organizacao adequada do fluxo de informacao, de acordo com as necessidades de informacao das tres categorias referidas, e tambem para o desenvolvimento do pais; 4) determina, em nivel nacional, a estrutura de servicos de informacao, documentacao e de biblioteca, assim como a estrutura de institutos de pesquisa e centros de servicos tecnologicos, para assegurar o fluxo de informacao. Palavras-chave Politica de informacao. Transferencia de informacao. Fluxo de informacao. Centros e servicos de informacao. Informacao tecnologica. Interplay between enterprises having a need for information(=knowledge) and the national structure of centres having accumulated a fund of knowledge,with special reference to the national structure of information,documentation and library services Abstract In this paper, the author 1) Considers the community built of organizational entities whichdiffer by task from eachother. The organizational entities can only achieve their objectives and goals having provided information as a basis for their performances. 2) Classify these entities into three main categories: a) Entities striving for a high rate of development and growth; b) Entities with a limited growth rate; c) Entities contributing very little to the GNP but very much to the community by offering jobs and day-to-day products and services.3) Points out the appropriatness of the adequate arrangement of the information flow according to the information needs of the three referred categories, and also for the development of the country. 4) Determines, at a national level, the structure of information, documentation and library services, as well as the structure of research institutes and technological service centres in order to assure the information flow. Keywords Information policy. Information transfer. Information flow. Centres and information services.Technological information.
Referência(s)