Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1414-81452011000200023

ISSN

2177-9465

Autores

Bárbara Brezolin Dalmolin, Dirce Stein Backes, Cláudia Zamberlan, Diego Schaurich, Juliana Silveira Colomé, Maria Helena Gehlen,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

O estudo objetivou compreender os significados do conceito de saúde para docentes profissionais da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior. Pesquisa descritivo-exploratória, realizada com os coordenadores dos cursos de graduação da área da saúde atuantes em atividades de ensino superior. Os resultados evidenciaram a existência de um paradoxo em relação aos significados atribuídos ao conceito de saúde. Para alguns, a saúde é entendida como um fenômeno complexo; para outros, um fenômeno reducionista. Os dados possibilitam argumentar que houve importantes avanços na apreensão teórica e conceitual de saúde, mesmo que para alguns participantes o fenômeno saúde ainda esteja pautado em concepções reducionistas e pontuais. Abarcar o significado ampliado do fenômeno saúde implica, em suma, ampliar as possibilidades interativas além da articulação teoria e prática, por meio de debates e discussões que fortaleçam e divulguem o conceito de saúde segundo uma perspectiva ampliada.

Referência(s)