
Contexto, desafios e perspectivas na formação de obstetrizes no Brasil
2012; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0104-12902012000200022
ISSN1984-0470
AutoresNádia Zanon Narchi, Lúcia Cristina Florentino Pereira da Silva, Dulce María Rosa Gualda,
Tópico(s)Injury Epidemiology and Prevention
ResumoO artigo descreve o processo de criação do Curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Ele apresenta o projeto político pedagógico e os referenciais teóricos que suportam a formação de obstetrizes, a resistência ou os movimentos que se opõem à formação e ao registro desses profissionais, os desafios que precisam ser superados e, finalmente, as perspectivas nas quais as obstetrizes podem contribuir não só para melhorar a qualidade dos cuidados em saúde, como também para diminuir as taxas de morbidade e mortalidade materna e perinatal e de cesarianas desnecessárias no país.
Referência(s)