
SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
2012; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18511/rbcm.v19i2.2773
ISSN2237-9002
AutoresFernanda Moreto Impolcetto, Suraya Cristina Darido,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoO voleibol como conteudo das aulas de Educacao Fisica escolar e constituido de conceitos, fatos, historias, memorias, da vivencia de seus fundamentos, tecnicas e taticas e valores que foram construidos e transformados desde sua criacao e que, portanto, configuram-se como questoes importantes a serem transmitidas nas aulas de Educacao Fisica escolar. Diante dessa perspectiva, interessa saber quais temas da modalidade os professores costumam selecionar para transmitir aos alunos e como organizam/sistematizam esse elemento da cultura corporal ao longo das series do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Desse modo, objetivo da presente pesquisa, foi verificar junto a professores de Educacao Fisica escolar quais conteudos do voleibol sao por eles desenvolvidos do 5o ao 9o anos do Ensino Fundamental e a partir dessas informacoes, sugerir a elaboracao de uma proposta de sistematizacao desses conteudos ao longo de tais series escolares. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa baseada no Grupo Focal. Os resultados indicam que os principais temas desenvolvidos nas aulas sao: a historia da modalidade, os fundamentos tecnicos, os sistemas taticos, jogos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, discussoes sobre a relacao desse esporte com a midia e o volei sentado. A organizacao dos conteudos pelas diferentes series e determinada especialmente pela experiencia dos professores, leitura de livros tecnicos da modalidade e troca de informacoes com outros colegas da area. Os professores elaboraram um modelo de sistematizacao do voleibol para o segundo ciclo do Ensino Fundamental, que se mostra coerente em relacao a concepcao dos mesmos em oferecer acesso ao conhecimento, vivencias e valores do voleibol.
Referência(s)