
Educação em saúde na atenção médica ao paciente com hipertensão arterial no Programa Saúde da Família
2006; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 10; Issue: 19 Linguagem: Português
10.1590/s1414-32832006000100010
ISSN1807-5762
AutoresVânia Sampaio Alves, Mônica de Oliveira Nunes,
Tópico(s)Maternal and Neonatal Healthcare
ResumoEntre os muitos contextos de desenvolvimento da ação educativa em saúde, o presente trabalho privilegiou a consulta médica. Com o objetivo de identificar e caracterizar essas ações na atenção médica, analisaram-se as transcrições de cinqüenta consultas com pacientes hipertensos, realizadas por dez médicos de Saúde da Família em três municípios baianos. Os resultados demonstram que a condução da consulta enfatiza a medicalização e o controle da hipertensão. A narrativa do paciente é inibida ou interrompida pela narrativa do médico, com a atenção médica circunscrevendo-se aos sintomas individuais, sem apreensão das dimensões psicossociais e culturais do processo saúde-doença-cuidado. A ação educativa, na maior parte dessas consultas, apresenta-se secundária e superficial, com recomendações prescritivas. Uma abordagem diferenciada foi identificada entre um dos médicos, apontando para a possibilidade de uma atenção médica dialógica e integradora de aspectos biomédicos e socioculturais ao cuidado.
Referência(s)