
Fracasso escolar : uma questao social
1983; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Issue: 45 Linguagem: Português
ISSN
2178-2229
AutoresTerezinha Nunes Carraher, Analúcia D. Schliemann,
Tópico(s)Poverty, Education, and Child Welfare
ResumoO fracasso escolar seletivo das camadas pobres da populacao requer explicacoes de ordem social, economica e cultural. No entanto, para evitar um determinismo mecânico destes fatores, e necessario analisar tambem o que acontece na escola e a contribuicao da crianca para o processo de apropriacao do conhecimento escolar. Adotando o enfoque piagetiano, este projeto analisou a contribuicao da crianca para a aprendizagem da matematica atraves da: (a) analise das relacoes entre o conhecimento escolar e o desenvolvimento cognitivo da crianca; (b) caracterizacao do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem escolar das criancas destinadas ao fracasso; e (c) comparacao sistematica inter-classes para detectar diferencas na contribuicao da crianca para a aprendizagem escolar em funcao de sua origem social. Constatou-se que: (a) a aprendizagem da matematica esta relacionada ao nivel de desenvolvimento cognitivo independentemente da origem social da crianca; (b) ao iniciar a instrucao matematica, as criancas de camadas sociais diversas encontram-se em niveis de desenvolvimento cognitivo comparaveis; e (c) a aprendizagem de matematica nao e significativamente diferente em criancas de camadas sociais diversas, embora os indices de reprovacao em matematica difiram marcadamente. Os resultados refutam explicacoes cognitivas para o fracasso escolar seletivo das camadas pobres e apontam a necessidade de pesquisas sobre o que acontece na sala de aula para melhor esclarecimento do problema.
Referência(s)