Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Leadership and Performance of Public Employees: Effects of the Quality and Characteristics of Manager-Employee Relationships

2014; Oxford University Press; Volume: 25; Issue: 4 Linguagem: Inglês

10.1093/jopart/muu002

ISSN

1477-9803

Autores

Shahidul Hassan, Deneen M. Hatmaker,

Tópico(s)

Nonprofit Sector and Volunteering

Resumo

Few studies in public management have assessed whether managerial leadership has any influence on job performance of public employees. This study employs a well-established theory of leadership, leader-member exchange (LMX) theory, to consider the effects of the manager-employee relationship on ratings of employee in-role and extra-role performance. It also investigates how differences in gender between the manager and employee and duration of their relationship may influence the effects of LMX on employee job performance. We examine these linkages with data from two surveys of 477 employees and 161 managers working in a large state government agency. We find that when the quality of LMX is high, employees receive higher performance ratings, and this association is moderated by difference in gender between an employee and manager and the duration of time an employee has worked for a particular manager. We discuss implications of our findings and avenues for future research for public management scholarship. We also offer suggestions for public management practice regarding how to develop high-quality relationships with employees. O propósito deste artigo é apresentar ideias sobre as condições nas quais empregados do governo são mais propensos a se engajarem em ações para melhorar o desempenho de suas organizações. Neste esforço, a pesquisa examina os efeitos diretos e interativos da liderança ética e das percepções do controle pessoal em comportamentos centrados em melhorias entre os empregados do governo. Estes relacionamentos foram examinados com dados que coletados através de dois levantamentos isolados com 477 empregados e 161 gerentes que trabalham em uma agência estadual de grande porte. Os resultados indicam que a liderança ética e o controle pessoal, depois de controladas por características pessoais dos empregados, satisfação no trabalho, procedimentos de equidade e monitoramento do desempenho, são positivamente relacionados com as avaliações que os subordinados fazem sobre os supervisores que lidam com comportamentos de expressão. Os resultados também demonstram que os efeitos da liderança ética no comportamento de expressão tornam-se significativamente mais fortes quando os empregados percebem que eles possuem níveis maiores de discernimento sobre o comportamento no trabalho e influência nas decisões em seus grupos. Assim, as implicações destas descobertas para a prática e para a pesquisa são discutidas. Translated by Ricardo Gomes, University of Brasília

Referência(s)