Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Relação entre perfil psicomotor e estilo de vida de crianças de escolas do município de João Pessoa, PB

2010; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1809-29502010000200006

ISSN

2316-9117

Autores

Neide María Gomes de Lucena, Larissa Coutinho de Lucena, Paulo Ortiz Rocha de Aragão, Luana Gadê Bandeira de Melo, Thiago do Valle Rocha, Suellen Marinho Andrade,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O objetivo do estudo foi comparar o grau de desenvolvimento psicomotor e o estilo de vida de crianças matriculadas nas redes pública e privada de ensino do município de João Pessoa, PB. O estilo de vida foi estimado pelo desempenho de atividades escolares e não-escolares. Participaram do estudo 74 crianças de 9 a 12 anos (10,5±1,2 anos), 38 meninas e 36 meninos. Para avaliação, foi aplicada a bateria de testes psicomotores de Picq e Vayer e um formulário com questões sobre atividades desempenhadas na escola e fora dela. Os dados revelam que, das 74 crianças avaliadas, 63 (85%) apresentavam distúrbios no desenvolvimento psicomotor, com maior incidência nas escolas da rede pública. Dentre as atividades escolares, 35% das crianças com distúrbio psicomotor indicaram não fazer atividade alguma no recreio; das que apresentaram desenvolvimento típico, nenhuma disse não fazer atividade alguma e 36% indicaram fazer esporte (contra 5% daquelas com distúrbio); quanto às atividades não-escolares, televisão, jogos eletrônicos e internet foram apontadas como preferidas por 44,3% das crianças com distúrbio, e por nenhuma com desenvolvimento típico. A preferência das crianças que apresentaram distúrbio por atividades mais estáticas sugere associação entre estilo de vida e perfil psicomotor.

Referência(s)
Altmetric
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