Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Atitudes de professores em relação à educação inclusiva

2009; Conselho Federal de Psicologia; Volume: 29; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1414-98932009000100005

ISSN

1982-3703

Autores

José León Crochík, Cíntia Copit Freller, Marian Ávila de Lima e Dias, Marisa Feffermann, Rafael Baioni do Nascimento, Ricardo Casco,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Com a finalidade de analisar atitudes de professores em relação à educação inclusiva por meio da teoria crítica da sociedade, entrevistamos 14 professores do ensino fundamental. A maioria dos entrevistados se declarou favorável à educação inclusiva, propondo condições adequadas tais como: recursos humanos, diminuição de alunos em sala, restrição ao número de alunos com deficiência intelectual, necessidade de o professor ser especialista em educação inclusiva, participação de outros especialistas (médicos, psicólogos, fonoaudiólogos etc.) e apoio de outro professor em sala. No que se refere aos benefícios e prejuízos da educação inclusiva, verificou-se que a maioria dos professores julga que os alunos sem deficiência se consideram superiores àqueles que não têm deficiência, metade dos entrevistados julga que a presença dos alunos com deficiência não atrapalha a aprendizagem dos alunos sem deficiência, e, por fim, que a maioria dos professores considera que a educação inclusiva deve favorecer a socialização e a aprendizagem dos alunos com deficiência.

Referência(s)