
Atitudes de professores em relação à educação inclusiva
2009; Conselho Federal de Psicologia; Volume: 29; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1414-98932009000100005
ISSN1982-3703
AutoresJosé León Crochík, Cíntia Copit Freller, Marian Ávila de Lima e Dias, Marisa Feffermann, Rafael Baioni do Nascimento, Ricardo Casco,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoCom a finalidade de analisar atitudes de professores em relação à educação inclusiva por meio da teoria crítica da sociedade, entrevistamos 14 professores do ensino fundamental. A maioria dos entrevistados se declarou favorável à educação inclusiva, propondo condições adequadas tais como: recursos humanos, diminuição de alunos em sala, restrição ao número de alunos com deficiência intelectual, necessidade de o professor ser especialista em educação inclusiva, participação de outros especialistas (médicos, psicólogos, fonoaudiólogos etc.) e apoio de outro professor em sala. No que se refere aos benefícios e prejuízos da educação inclusiva, verificou-se que a maioria dos professores julga que os alunos sem deficiência se consideram superiores àqueles que não têm deficiência, metade dos entrevistados julga que a presença dos alunos com deficiência não atrapalha a aprendizagem dos alunos sem deficiência, e, por fim, que a maioria dos professores considera que a educação inclusiva deve favorecer a socialização e a aprendizagem dos alunos com deficiência.
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