Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Razão e emoção: o voto na eleição presidencial de 2006

2010; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0104-62762010000200009

ISSN

1807-0191

Autores

Jairo Tadeu Pires Pimentel,

Tópico(s)

Social Media and Politics

Resumo

Este artigo tem como proposta analisar o papel dos sentimentos na estruturação das escolhas eleitorais durante a eleição presidencial brasileira de 2006. Especificamente, analisa de que forma as emoções dos eleitores em relação aos candidatos afetam e estimulam a avaliação e o voto nos mesmos. Primeiramente, buscamos demonstrar formas de mensuração das emoções em termos quantitativos através de surveys realizados durante o período eleitoral. Em segundo lugar, buscamos evidenciar que a avaliação retrospectiva pode ser mais bem entendida se compreendermos como a avaliação de governo interage com os estados emocionais dos eleitores. Destarte, negando a longa tradição que contrapõe razão e emoção dentro da política, salientamos a tese de que os sentimentos constituem uma importante variável no processamento de informações e, consequentemente, na decisão do voto.

Referência(s)