
Razão e emoção: o voto na eleição presidencial de 2006
2010; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0104-62762010000200009
ISSN1807-0191
Autores Tópico(s)Social Media and Politics
ResumoEste artigo tem como proposta analisar o papel dos sentimentos na estruturação das escolhas eleitorais durante a eleição presidencial brasileira de 2006. Especificamente, analisa de que forma as emoções dos eleitores em relação aos candidatos afetam e estimulam a avaliação e o voto nos mesmos. Primeiramente, buscamos demonstrar formas de mensuração das emoções em termos quantitativos através de surveys realizados durante o período eleitoral. Em segundo lugar, buscamos evidenciar que a avaliação retrospectiva pode ser mais bem entendida se compreendermos como a avaliação de governo interage com os estados emocionais dos eleitores. Destarte, negando a longa tradição que contrapõe razão e emoção dentro da política, salientamos a tese de que os sentimentos constituem uma importante variável no processamento de informações e, consequentemente, na decisão do voto.
Referência(s)