
Políticas de avaliação da educação e quase mercado no Brasil
2003; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 24; Issue: 84 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302003000300007
ISSN1678-4626
AutoresSandra Zákia Lian de Souza, Romualdo Portela de Oliveira,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoComo um dos elementos estruturantes da transformação do papel do Estado na oferta e gestão da educação, tem-se a discussão e implantação da noção de quase-mercado, desde as décadas de 1980 e 1990, especialmente nos Estados Unidos e Inglaterra, cujas iniciativas têm sido referência para diversos países. Utilizando a noção de quase-mercado, neste texto apresenta-se como expressão de um continuum de formas organizacionais que vão do mercado puro à gestão e financiamento estatal da educação, apresenta-se uma análise de características que têm estado presentes, de modo dominante, na concepção e condução de avaliações dos sistemas e instituições de ensino no Brasil. Procura-se evidenciar que a adoção de uma lógica competitiva como promotora de qualidade, articulada à implantação de incentivos, tende a produzir resultados socialmente injustos.
Referência(s)