Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

2011; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 17; Issue: 4 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.20377

ISSN

1982-8918

Autores

Renata Marques Rodrigues, Zenólia Campos Figueiredo,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Trata de um artigo que busca compreender como a professora de Educação Física constrói suas identidades, considerando as experiências relacionais vivenciadas por ela com a organização da instituição em que trabalha, com os sujeitos adultos e com as crianças, no contexto da educação infantil. Construímos uma análise da narrativa de uma professora de educação física atuante na educação infantil, buscando trabalhar com alguns conceitos do campo da socialização profissional. Discutimos as identidades docentes como uma das identidades possíveis constitutivas do sujeito no campo profissional, o que evidencia as múltiplas pertenças desse sujeito a campos familiares, políticos, sociais, profissionais.

Referência(s)