Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos

2012; Springer Science+Business Media; Volume: 25; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722012000400020

ISSN

1678-7153

Autores

Marcela Fulanete Corrêa, Cláudia Cardoso‐Martins,

Tópico(s)

Education and Technology Integration

Resumo

Este estudo investigou a contribuição da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida para a habilidade de leitura e escrita em uma amostra de 72 adultos inscritos em um programa de alfabetização. Os resultados questionam a hipótese de que, em ortografias caracterizadas por relações letra-som consistentes, a nomeação seriada rápida é mais importante do que a consciência fonológica para a alfabetização. No presente estudo, a consciência fonológica contribuiu tanto quanto a nomeação seriada rápida para a habilidade de ler palavras e mais do que a nomeação seriada rápida para a habilidade de escrever palavras.

Referência(s)