
O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos
2012; Springer Science+Business Media; Volume: 25; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722012000400020
ISSN1678-7153
AutoresMarcela Fulanete Corrêa, Cláudia Cardoso‐Martins,
Tópico(s)Education and Technology Integration
ResumoEste estudo investigou a contribuição da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida para a habilidade de leitura e escrita em uma amostra de 72 adultos inscritos em um programa de alfabetização. Os resultados questionam a hipótese de que, em ortografias caracterizadas por relações letra-som consistentes, a nomeação seriada rápida é mais importante do que a consciência fonológica para a alfabetização. No presente estudo, a consciência fonológica contribuiu tanto quanto a nomeação seriada rápida para a habilidade de ler palavras e mais do que a nomeação seriada rápida para a habilidade de escrever palavras.
Referência(s)