
PAISAGEM URBANA DE DUBAI: PRODUTO DE UMA GOVERNANÇA PARA O CONSUMO
2011; National University, Costa Rica; Volume: 2; Linguagem: Português
ISSN
2215-2563
AutoresSílvia Aparecida Guarnieri Ortigoza,
Tópico(s)Diverse Aspects of Tourism Research
ResumoA paisagem urbana materializa a vida social e seus significados, demonstra assim a visao de mundo da sociedade que a constroi. O objetivo deste artigo e refletir sobre a concretizacao de uma paisagem do consumo em Dubai, procurando decompor seus significados, linguagens e representacoes. A paisagem sera abordada como produto de uma governanca que tem como foco a expansao do consumo. A metodologia utilizada na pesquisa consiste na observacao sistematica de campo, descricao e interpretacao da paisagem, analisando seus elementos constitutivos. Dubai pode ser considerada o exemplo mais contundente da paisagem do consumo e da cidade pos-moderna. Sua arquitetura revela o mundo do espetaculo e nessa dinâmica se concretiza a producao do espaco-mercadoria.
Referência(s)