
Educação em saúde: por quem e para quem? A visão de estudantes de graduação em enfermagem
2012; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0104-07072012000100020
ISSN1980-265X
AutoresJuliana Silveira Colomé, Dora Lúcia Leidens Corrêa de Oliveira,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEstudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa. Teve como objetivo analisar as concepções de estudantes de enfermagem acerca da educação em saúde e quais são os seus sujeitos e agentes. Os campos de desenvolvimento do estudo foram os Cursos de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participaram da pesquisa os estudantes do último semestre dos respectivos cursos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados sugerem que o trabalho educativo em saúde é permeado por concepções que mesclam pressupostos tradicionais e pressupostos ampliados de educação em saúde, embora os primeiros sejam prevalentes. Percebe-se o predomínio de concepções com foco no saber biomédico, traduzido por experiências curriculares pautadas em ações preventivistas, com ênfase em saberes técnico-científicos e em mudanças individuais de comportamento.
Referência(s)