Artigo Acesso aberto

Diferenciando “primação afectiva” de “primação cognitiva”

2012; Volume: 23; Issue: 4 Linguagem: Português

10.14417/ap.560

ISSN

2182-2980

Autores

Teresa Garcia‐Marques,

Tópico(s)

Social Representations and Identity

Resumo

Este artigo procura definir o fenómeno da “primação afectiva” (affective priming) discutindo a sua interpretação como sendo a de um fenómeno afectivo vs. um fenómeno cognitivo. Para tal são apresentados dois breves estudos que utilizam como estímulo-primo (prime) afectivo uma happy-face. O primeiro estudo demonstra a capacidade deste estímulo activar o fenómeno de primação afectiva. O segundo demonstra a sua capacidade de induzir nos participantes um estado de espírito positivo. A interpretação e discussão dos resultados é enquadrada na perspectiva teórica oferecida por Niendenthal e seus colaboradores, que sugere que a representação mental de um conceito tende a activar o afecto que lhe está associado.

Referência(s)