Artigo Acesso aberto Produção Nacional

As especificidades na formação do educador de jovens e adultos: um estudo sobre propostas de eja

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-46982011000200014

ISSN

1982-6621

Autores

Leôncio José Gomes Soares,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo traz resultados de uma pesquisa que vem sendo realizada sobre as especificidades da formação do educador de jovens e adultos em que buscamos selecionar propostas que nos auxiliassem a identificar suas singularidades. De acordo com o tempo de existência, histórico, tradição, impacto na área e a relevância para a comunidade envolvida, elegemos as quatro propostas a serem visitadas: o Projeto Escola Zé Peão, o Projeto Paranoá, o PROEF e o CMET Paulo Freire. Ao analisarmos como acontece a EJA e o que ressaltou quanto às suas especificidades, nas propostas pesquisadas, oito pontos se destacaram: a origem de cada um; a diversidade dos sujeitos; a preocupação com o espaço físico; as formas de conceber as propostas curriculares; a disponibilidade de recursos didáticos; as políticas complementares de alimentação e transporte; a formulação de uma política pública para a EJA; e as iniciativas de formação inicial e continuada.

Referência(s)