Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A vaidade impulsiona o consumo de cosméticos e de procedimentos estéticos cirúrgicos nas mulheres? Uma investigação exploratória

2015; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 50; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5700/rausp1185

ISSN

1984-6142

Autores

Vivian Iara Strehlau, Danny Pimentel Claro, Sílvio Abrahão Laban Neto,

Tópico(s)

Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification

Resumo

A vaidade influencia a definicao de padroes esteticos e de como a beleza corporal e culturalmente construida. Neste trabalho, o objetivo e entender a vaidade feminina e investigar sua relacao com a autoestima, envolvimento com a beleza e o consumo de procedimentos esteticos cirurgicos. Com base em nove hipoteses, busca-se discutir beleza e sua relevância na sociedade. Para testar as hipoteses, 210 mulheres responderam um questionario sobre vaidade e envolvimento, que foi testado em um modelo de equacao estrutural para avaliar o efeito sobre tipo e frequencia de realizacao de procedimentos esteticos. Os resultados destacam o impacto significativo do grau de vaidade na propensao para a realizacao de procedimentos. Alem disso, verificou-se que, quanto maior a vaidade, maior a autoestima corporal, havendo impacto negativo da autoestima na realizacao de procedimentos. Vaidade tambem influencia positivamente a utilizacao de cosmeticos e a realizacao de tratamentos. Dessa forma, identificaram-se reflexos no consumo dos produtos oferecidos pela industria da beleza e procedimentos cirurgicos esteticos.

Referência(s)