Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A educação do movimento dos sem-terra

2004; National Association of Postgraduate Research in Education; Issue: 26 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782004000200004

ISSN

1809-449X

Autores

Neusa Maria Dal Ri, Candido Giraldez VIEITEZ,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

O Instituto de Educação Josué de Castro, que tem como mantenedor o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária e é vinculado ao movimento dos sem-terra, constitui-se em uma escola de educação média e profissional. O objetivo desse texto é o de expor os elementos educativos principais presentes na escola, bem como elucidar se a sua concepção educacional, que parece ser a mesma vigente nas escolas controladas pelo MST, contém elementos educacionais de interesse para as classes trabalhadoras em geral, do ponto de vista democrático e popular. A investigação revelou que o Instituto, estruturado e organizado de forma diferente daquela usualmente encontrada nas escolas oficiais, coloca em epígrafe categorias educacionais como a união do ensino com o trabalho e a gestão democrática compartilhada entre alunos, professores e funcionários.

Referência(s)