
Desenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médio
2009; Springer Science+Business Media; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722009000300002
ISSN1678-7153
AutoresTeresa Helena Schoen-Ferreira, Maria Aznar-Farias, Edwiges Ferreira de Mattos Silvares,
Tópico(s)Child Welfare and Adoption
ResumoIdentidade é composta pelos valores, crenças e metas com que um indivíduo está comprometido. Existem quatro estados de identidade: difusão, pré-fechamento, moratória e identidade estabelecida, identificados de acordo com a presença de exploração das alternativas e com a intensidade dos compromissos. Este trabalho verificou os estados de identidade em que se encontravam 753 adolescentes de 15 a 18 anos, estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de São Paulo que responderam ao EOMEIS 2, uma escala tipo Likert que avalia os estados de identidade. A maioria dos adolescentes encontrava-se em moratória. Verificou-se uma associação positiva entre o sexo feminino e os estados de moratória e identidade estabelecida; entre a primeira série do Ensino Médio e o estado de pré-fechamento.
Referência(s)