Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pluralismo lógico e epistemografia interativa como ferramentas desclassificadoras do conhecimento

2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/rdbci.v11i1.1651

ISSN

1678-765X

Autores

Maria Sueny Barbosa Soares, Mariana Thamires Martins, Marivalde Moacir Francelin,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

Diante dos novos parâmetros informacionais e suas estruturas de rede, surgem novas oportunidades de comunicação, acesso e participação, fazendo emergir não só do entorno digital como também dos tradicionais ambientes de rede o que poderíamos chamar de exomemórias. Onde há memória, há também necessariamente a organização dessa memória. Usando os sistemas de classificação vigentes teríamos uma organização (des)fragmentada, o que implicaria na perda de alguns desses fragmentos. Assim, é necessário retomar o debate sobre a classificação, visando não só esses novos ambientes, mas também seu antigo caráter epistemológico, trazendo à tona o novo conceito de desclassificação e os princípios da lógica paraconsistente.

Referência(s)