Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Crianças e a construção de limites: narrativas de mães e professoras

2009; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722009000100022

ISSN

1807-0329

Autores

Greicy Boness de Araújo, Tânia Mara Sperb,

Tópico(s)

Children's Rights and Participation

Resumo

A questão dos limites na educação infantil tem se revelado uma dificuldade tanto para pais quanto para professores. Neste estudo foram investigadas as representações sociais de mães e professoras sobre limites no desenvolvimento infantil. O estudo contou com a participação de 14 mães e oito professoras de educação infantil de escolas particulares de Porto Alegre. A entrevista narrativa e a análise de conteúdo foram utilizadas como procedimentos de coleta de dados e análise. Os resultados indicaram que os limites são representados como fronteira a ser respeitada em prol da moralidade. A prática do diálogo é um recurso presente nas narrativas de mães e professoras, assim como a necessidade de tolerância. Ambas demonstram muitas dúvidas e culpas no tocante aos limites a serem impostos às crianças. As professoras atribuem a responsabilidade da falta de limites às famílias, já as mães não percebem a escola como uma aliada no processo de construção de limites.

Referência(s)