
Crianças e a construção de limites: narrativas de mães e professoras
2009; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-73722009000100022
ISSN1807-0329
AutoresGreicy Boness de Araújo, Tânia Mara Sperb,
Tópico(s)Children's Rights and Participation
ResumoA questão dos limites na educação infantil tem se revelado uma dificuldade tanto para pais quanto para professores. Neste estudo foram investigadas as representações sociais de mães e professoras sobre limites no desenvolvimento infantil. O estudo contou com a participação de 14 mães e oito professoras de educação infantil de escolas particulares de Porto Alegre. A entrevista narrativa e a análise de conteúdo foram utilizadas como procedimentos de coleta de dados e análise. Os resultados indicaram que os limites são representados como fronteira a ser respeitada em prol da moralidade. A prática do diálogo é um recurso presente nas narrativas de mães e professoras, assim como a necessidade de tolerância. Ambas demonstram muitas dúvidas e culpas no tocante aos limites a serem impostos às crianças. As professoras atribuem a responsabilidade da falta de limites às famílias, já as mães não percebem a escola como uma aliada no processo de construção de limites.
Referência(s)