Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aquisição da linguagem: considerações da perspectiva da interação social

2003; Springer Science+Business Media; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722003000200013

ISSN

1678-7153

Autores

Lucivanda Cavalcante Borges, Nádia Maria Ribeiro Salomão,

Tópico(s)

Language Development and Disorders

Resumo

Os estudos sobre a influência dos fatores sociais na aquisição da linguagem tiveram grande impulso com as críticas às considerações de Chomsky de que havia uma "pobreza dos estímulos" e, portanto, a criança não poderia adquirir a linguagem a partir do meio social. Autores da perspectiva da Interação Social no estudo da linguagem desafiam a posição chomskiana, e evidenciam a importância da interação social para a aquisição da linguagem, especialmente as relações da criança com a mãe. Essas relações representam um sistema dinâmico, segundo o qual ambos contribuem com suas experiências e conhecimentos para o curso da interação. A linguagem é entendida, nesta perspectiva, enquanto comunicação, e portanto é anterior ao surgimento das palavras. Neste trabalho, pretende-se apresentar as explicações desta perspectiva teórica sobre o processo de aquisição da linguagem infantil. Serão discutidos os efeitos da fala materna (motherese) e sua influência na aquisição da linguagem por parte da criança, assim como os diferentes estilos de input lingüístico, considerando também a importância das características da criança na interação.

Referência(s)