A OFICINA DO OLHAR – A ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DOS MUSEUS: O EXEMPLO DO M|I|MO – MUSEU DA IMAGEM EM MOVIMENTO DE LEIRIA, PORTUGAL

2002; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 3; Issue: 5 Linguagem: Português

ISSN

1982-0305

Autores

Jochen Dietrich,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

O m|i|mo, Museu da Imagem em Movimento, nasceu em 1995, por ocasiao de uma exposicao comemorativa dos 100 anos do Cinema em Portugal. E uma iniciativa da Câmara Municipal de Leiria, cidade capital de distrito no centro de Portugal. A sua colecao contempla tres areas: a fotografia, o pre-cinema e o cinema, criando um percurso que vai desde o teatro de sombras ate a tecnologia atual de projecao cinematografica, passando pela câmera obscura, a lanterna magica, a fotografia estereoscopica, os brinquedos opticos e a cronofotografia. Este texto baseia-se no projeto desenvolvido para os servicos educativos do m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, cuja fundacao se deve a uma iniciativa da Câmara Municipal de Leiria, cidade capital de distrito localizado na regiao centro de Portugal. Atualmente, o m|i|mo esta saindo da sua primeira fase de instalacao, quando foram criados uma colecao dedicada a historia e pre-historia do cinema, um centro de documentacao com material ligado a historia das exibicoes cinematograficas em Portugal e uma biblioteca tematica, que se encontra a disposicao dos pesquisadores, das escolas e da populacao em geral. No presente texto serao apresentados, de forma sintetizada, os guidelines (perspectivas orientadoras) do trabalho pedagogico que vem sendo desenvolvido pelo servico educativo do m|i|mo, sua fundamentacao teorica e algumas atividades ja realizadas.

Referência(s)