Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Crianças Com Dificuldades Motoras: Questões Para a Conceituação do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação

2009; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.3908

ISSN

1982-8918

Autores

Luiz Eduardo Bastos Pinto Tourinho Dantas, E. de J. Manoel,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A investigação da natureza das dificuldades motoras experimentadas por crianças resultou na identificação do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Pouco se sabe sobre sua natureza, embora sejam inúmeras as hipóteses formuladas sobre sua causa. O presente artigo defende a tese de que o problema reside na definição do que se entende por TDC e na seleção de amostras em estudos que não distinguem o uso de critérios clínicos dos critérios de pesquisa. Em conclusão, são apresentadas três etapas para caracterização do TDC.

Referência(s)