Os manuais escolares, a construção de saberes e a autonomia do aluno. Auscultação a alunos e professores.

2006; Volume: 8; Issue: 8 Linguagem: Português

ISSN

1646-401X

Autores

Esmeralda Maria Santo,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A divulgacao do e dos resultados desta investigacao tem por objectivo constituir uma contribuicao para o aprofundamento do conhecimento cientifico sobre manuais escolares como ferramenta - por isso dita manual - ao servico da construcao de saberes pelo aluno. Norteia-nos o paradigma construtivista e recorremos as categorias de Hummel (1988). Atraves de um estudo de caso instrumental, e tendo por suporte uma metodologia qualitativa, realizaram-se entrevistas semi-directivas (alunos/professores) numa escola da periferia de Lisboa. Para obtermos uma visao transversal da construcao do Saber, analisaram-se dois manuais - Portugues B/ Ciencias da Terra e da Vida - do ensino secundario. Da analise de conteudo releva a pertinencia de coexistirem categorias primarias (categorias adoptadas de Hummel, 1988) e secundarias (categorias que resultaram da analise de conteudo das entrevistas) na construcao de manuais. E a de uma conceptualizacao de autonomia pedagogica do aluno pelas implicacoes que tem na gestao pessoal do processo de aprendizagem do aprendente. Analisamos, ainda, o papel do professor, quanto as possibilidades de interaccao no trabalho com o manual. Por ultimo, esperamos contribuir para a melhoria da Formacao de Professores nesta area tematica alusiva ao trabalho dos professores com o manual escolar. As questoes editoriais nao foram objecto do nosso estudo. Palavras-chave : Manuais escolares; construcao de saberes; alunos; professores.

Referência(s)