
Notas sobre a experiência de vida num internato: aspectos positivos e negativos para o desenvolvimento dos internos
2004; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1413-73722004000300006
ISSN1807-0329
AutoresNormanda Araújo de Morais, Hilmeri da Silva Leitão, Sílvia Helena Koller, Herculano Ricardo Campos,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste trabalho investiga os aspectos positivos e negativos da experiência de internato para o desenvolvimento de alunos de uma instituição de ensino técnico, a influência da vivência coletiva sobre o desempenho escolar e a concepção sobre um internato ideal. Foram realizadas cinco entrevistas com alunos das três séries do Ensino Médio, com idades entre 15 e 22 anos. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Os aspectos positivos e os negativos da experiência de internato foram apontados a partir da categoria "convivência grupal" (possibilidade de fazer novos amigos x brigas e desentendimentos). As limitações estruturais do internato e a rotina estressante foram as principais implicações percebidas para o desempenho escolar, enquanto o internato ideal foi concebido a partir de mudanças estruturais e da qualidade das relações interpessoais. Os resultados são importantes para a compreensão de contextos educativos desse tipo, os quais são muito pouco referidos na literatura.
Referência(s)