Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A reforma médica no Brasil e nos Estados Unidos: uma comparação entre duas retóricas

2004; Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0104-59702004000300003

ISSN

1678-4758

Autores

Amy Kemp, Flávio Coelho Edler,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Discute-se, aqui, a gênese do modelo de educação médica proposto por A. Flexner nos Estados Unidos, comparando-o com a proposta de aplicação do modelo universitário germânico à educação médica brasileira, na década de 1930, por Antonio da Silva Mello. Argumentamos que o núcleo das reformas médicas - que almejavam a introdução do ensino da biomedicina e a valorização da carreira científica - não dependia somente da perfeita compreensão, por parte dos dois reformadores, dos fundamentos do novo modelo. Cada retórica expressava um arranjo político no qual as expectativas de mudança no sistema educacional consolidado dependiam de sua estrutura de poder e das expectativas de carreira consagradas pela tradição.

Referência(s)