Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliando a aprendizagem de criatividade em uma oficina pedagógica

2008; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 16; Issue: 60 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362008000300008

ISSN

1809-4465

Autores

Maria Judith Sucupira da Costa Lins, Edson Seiti Miyata,

Tópico(s)

Creativity in Education and Neuroscience

Resumo

Criatividade e imagem mental são características importantes dos seres humanos e que podem ser observadas no comportamento de diferentes pessoas. Um grande número de pesquisadores estudou criatividade e imagem mental com o objetivo de estabelecer a origem e o processo de ambos. Este artigo focaliza a contribuição das principais teorias de criatividade e imagem mental e discute como é possível avaliar a aprendizagem de criatividade por meio de uma oficina pedagógica em uma escola técnica. Esta oficina foi conduzida para observar como a criatividade pode ser melhorada pelos alunos desta escola técnica. Resultados mostram que o processo educacional deve estar atento ao desenvolvimento dos estudantes no sentido de propiciar a aprendizagem da criatividade e da imagem mental.

Referência(s)