Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A construção de espaços públicos na política educacional em Gurupá, Pará, Brasil

2008; MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1981-81222008000300012

ISSN

2178-2547

Autores

Émina Márcia Nery dos Santos,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Essa tese de doutorado e fruto de uma pesquisa dedicada a sistematizar a origem dos espacos publicos de decisao na gestao da politica educacional de Gurupa, municipio paraense localizado no arquipelago do Marajo. Constitui seus objetivos principais o exame do processo de construcao de canais que potencializam a participacao civica da sociedade na proposicao e consolidacao de politicas educacionais locais; da intensidade, dos vinculos, dos fluxos relacionais e da qualidade da participacao dos agentes sociais, assim como das perspectivas de continuidade e descontinuidade de atuacao das instâncias populares nas proposicoes das politicas publicas locais a partir de sua atuacao e do seu envolvimento nos espacos publicos. Utilizou-se como procedimento metodologico a concepcao de redes sociais como ferramenta capaz de mapear a articulacao entre instâncias da sociedade civil envolvidas com a concepcao e execucao da educacao municipal. O corte historico proposto no plano das acoes organizativas e o final da decada de 1970, quando da implementacao das Comunidades Eclesiais de Base na regiao, e no plano das orientacoes da Constituicao Federal de 1988, que dotou o municipio da condicao de ente federativo, capaz de se autogerir. The construction of public spaces in the educational policies in Gurupa, state of Para, Brazil

Referência(s)