Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ter e o ser: representações sociais da adolescência entre adolescentes de inserção urbana e rural

2003; Springer Science+Business Media; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722003000300014

ISSN

1678-7153

Autores

Priscilla de Oliveira Martins, Zeidi Araújo Trindade, Ângela Maria de Oliveira Almeida,

Tópico(s)

Cultural Differences and Values

Resumo

Fundamentando-se na Teoria das Representações Sociais este trabalho analisa como adolescentes de diferentes inserções sociais representam a adolescência e dão sentido ao período em que vivem. Participaram desse estudo 360 adolescentes entre as idades de 14 e 23 anos: 180 (90 do sexo feminino e 90 do sexo masculino) residentes em região urbana, estudantes de escola particular, localizada em bairro considerado de classe média alta e alta, e 180 (90 do sexo feminino e 90 do sexo masculino) residentes em uma região rural e que estudam em escola agrotécnica pública. Os resultados indicaram que a adolescência para os dois grupos está ancorada na percepção tradicional da adolescência como fase universal e transitória. Ocorre, entretanto, uma diferenciação de acordo com os elementos culturais presentes nos grupos. Dessa forma, verificamos formas diferentes de vivenciar a adolescência, corroborando assim, a tendência mais recente que propõe a adolescência como uma condição construída historicamente.

Referência(s)