Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Oligarquia, mídia e dominação política na Bahia

2004; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 11; Issue: 30 Linguagem: Português

10.1590/s1984-92302004000200006

ISSN

1984-9230

Autores

Adriano Jonas, Gilberto Wildberger Almeida,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O objetivo do artigo, escrito em forma de ensaio, é defender o argumento de que a persistência de Antonio Carlos Magalhães na cena política baiana deveu-se ao fato do uso, com prodigalidade, do complexo midiático de propriedade deste político e, assim, influenciar o processo de competição política, levando a nascente democracia baiana pós-ditadura à oligarquização. Paradoxalmente, a popularização da mídia não produziu uma desordem oligárquica na Bahia; pelo contrário, ela se tornou um novo instrumento oligarquizador do regime político. A inserção política das forças conservadoras na Bahia encontra-se, hoje, imbricada com a mídia, resultando numa demonstração prática da complementaridade que se verifica no exercício da política através da mídia. O caso da gestão municipal em Salvador, no período Lídice da Mata, de 1992 a 1996, é apresentado como exemplo de influência da mídia na percepção dos eleitores. São usados dados secundários e entrevistas com antigos assessores da então prefeita. Os autores concluem que há uma nova forma de se fazer política profissional na Bahia, sendo a mídia o vetor desta nova forma de sociabilidade política.

Referência(s)