Sobre o conceito de interdisciplinaridade

2005; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 6; Issue: 73 Linguagem: Português

10.5007/2176

ISSN

1984-8951

Autores

Héctor Ricardo Leis,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

A interdisciplinaridade pode ser entendida como uma condicao fundamental do ensino e da pesquisa na sociedade contemporânea. No entanto, o conceito de interdisciplinaridade tem sofrido usos excessivos que podem gerar sua banalizacao. Por isto, parece prudente evitar os debates teorico-ideologicos sobre o que e a interdisciplinaridade, sendo preferivel partir da pergunta sobre como esta atividade se apresenta no campo academico atual. A partir das dinâmicas existentes o autor afirma que a interdisciplinaridade pode ser definida como um ponto de cruzamento entre atividades (disciplinares e interdisciplinares) com logicas diferentes. Ela tem a ver com a procura de um equilibro entre a analise fragmentada e a sintese simplificadora, assim como entre as visoes marcadas pela logica racional, instrumental e subjetiva.

Referência(s)