
COMUNICAÇÃO SÍNCRONA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EM UMA DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL
2013; Emerald Publishing Limited; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5700/rege493
ISSN2177-8736
AutoresDaielly Melina Nassif Mantovani, Maria Aparecida Gouvêa, Adriana Backx Noronha Viana,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO ensino de Estatistica no curso de Administracao e bastante complexo, tanto para os professores quanto para os alunos. A educacao a distância apresenta recursos que flexibilizam o ensino, reduzindo barreiras de tempo e espaco e aumentando a interacao entre professor e aluno. Este artigo estudou a utilizacao do chat em uma disciplina semipresencial de Estatistica da FEA-RP. Essa ferramenta foi utilizada para a realizacao de plantoes de duvidas optativos. Observou-se baixa participacao dos alunos, em razao, provavelmente, da nao obrigatoriedade de uso do chat e da simultaneidade da discussao. Houve predominância de mensagens relativas ao conteudo da materia, atingindo-se o objetivo da atividade. Nao houve diferenca significativa de desempenho entre os alunos que participaram da atividade. O chat pode ser utilizado como ferramenta no ensino de Estatistica, pois auxilia na reducao da ansiedade e inseguranca do aluno ao aproxima-lo do professor; entretanto, para que seja bem-sucedido, e necessario que a tutoria seja capacitada para o atendimento ao estudante.
Referência(s)