
Evidências do efeito da repetência nos primeiros anos escolares
2014; Fundação Carlos Chagas; Volume: 25; Issue: 59 Linguagem: Português
10.18222/eae255920142862
ISSN1984-932X
AutoresErisson Viana Correa, Alícia Bonamino, Tufi Machado Soares,
Tópico(s)Poverty, Education, and Child Welfare
Resumo<p>No contexto do debate sobre as vantagens e desvantagens da repetência escolar como medida pedagógica, este trabalho pretende verificar os efeitos dessa prática sobre o desempenho de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo é investigar se alunos que repetiram, mesmo ao custo de um ano extra de escolarização, apresentam ganhos reais de proficiência que justifiquem a utilização de tal medida. Para tanto, desenvolvemos um estudo observacional que compara dois grupos de alunos, repetentes e promovidos, organizados por pareamento assistido, analisando o impacto da repetência nas medidas de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática desses grupos em diferentes momentos da sua trajetória escolar. Os resultados mostram que, ao longo do tempo, os alunos repetentes aprendem menos que os promovidos. Quando comparados em uma mesma série, independente do ano letivo em que a cursaram, os repetentes se saem melhor, embora o efeito em Língua Portuguesa se perca ao longo das séries.</p><p> </p>
Referência(s)