Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O peso do varejo, o peso no varejo e a identidade: uma análise de consumidoras plus size

2013; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 53; Issue: 6 Linguagem: Português

10.1590/s0034-75902013005000001

ISSN

2178-938X

Autores

Maria Carolina Zanette, Carlos Eduardo Lourenço, Eliane Pereira Zamith Brito,

Tópico(s)

Consumer Retail Behavior Studies

Resumo

Este trabalho estuda o conceito de identidade sob a ótica do consumo feminino de moda plus size. Foram realizadas 14 entrevistas fenomenológicas, observadas por uma perspectiva hermenêutica. Três categorias temáticas emergiram dos dados: a construção da identidade pela moda, o que envolve ser plus size e estratégias criativas para lidar com a configuração do portfólio de produtos no varejo, que não favorece mulheres plus size. Entre os principais resultados, destacam-se a forma pela qual o termo plus size age como estigma, influenciando os projetos identitários das consumidoras, o papel do varejo na estigmatização e a saga quase epopeica das compras, que envolve até um "mercado negro" com as vendedoras.

Referência(s)