
O peso do varejo, o peso no varejo e a identidade: uma análise de consumidoras plus size
2013; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 53; Issue: 6 Linguagem: Português
10.1590/s0034-75902013005000001
ISSN2178-938X
AutoresMaria Carolina Zanette, Carlos Eduardo Lourenço, Eliane Pereira Zamith Brito,
Tópico(s)Consumer Retail Behavior Studies
ResumoEste trabalho estuda o conceito de identidade sob a ótica do consumo feminino de moda plus size. Foram realizadas 14 entrevistas fenomenológicas, observadas por uma perspectiva hermenêutica. Três categorias temáticas emergiram dos dados: a construção da identidade pela moda, o que envolve ser plus size e estratégias criativas para lidar com a configuração do portfólio de produtos no varejo, que não favorece mulheres plus size. Entre os principais resultados, destacam-se a forma pela qual o termo plus size age como estigma, influenciando os projetos identitários das consumidoras, o papel do varejo na estigmatização e a saga quase epopeica das compras, que envolve até um "mercado negro" com as vendedoras.
Referência(s)