
Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética
2010; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 63; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0034-71672010000300023
ISSN1984-0446
AutoresCláudia Prado, Genival Fernandes de Freitas, Irene Mari Pereira, Vera Lucia Mirai, Maria Madalena Januário Leite,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste relato de experiência teve por objetivo descrever o processo de avaliação no Estágio Curricular de Administração em Enfermagem do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, à luz da metodologia dialética. Nesta perspectiva, o conhecimento é construído em três momentos: síncrese, análise e síntese, em que a tarefa pedagógica do professor é mediar as fases de mobilização, construção e síntese do conhecimento por meio da dúvida e da crítica. Concluiu-se que avaliação da aprendizagem valorizou as relações interpessoais e a participação dos sujeitos envolvidos, por meio do acolhimento e estabelecimento de vínculos em todo o processo, favorecendo a concepção do conhecimento a partir da problematização da práxis criando situações construtivas e significativas, desenvolvendo múltiplas competências.
Referência(s)