Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética

2010; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 63; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0034-71672010000300023

ISSN

1984-0446

Autores

Cláudia Prado, Genival Fernandes de Freitas, Irene Mari Pereira, Vera Lucia Mirai, Maria Madalena Januário Leite,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este relato de experiência teve por objetivo descrever o processo de avaliação no Estágio Curricular de Administração em Enfermagem do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, à luz da metodologia dialética. Nesta perspectiva, o conhecimento é construído em três momentos: síncrese, análise e síntese, em que a tarefa pedagógica do professor é mediar as fases de mobilização, construção e síntese do conhecimento por meio da dúvida e da crítica. Concluiu-se que avaliação da aprendizagem valorizou as relações interpessoais e a participação dos sujeitos envolvidos, por meio do acolhimento e estabelecimento de vínculos em todo o processo, favorecendo a concepção do conhecimento a partir da problematização da práxis criando situações construtivas e significativas, desenvolvendo múltiplas competências.

Referência(s)