
Professor facilitador e inibidor da criatividade segundo universitários<a name=n1></a>
2004; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-73722004000100012
ISSN1807-0329
AutoresTales Vilela Santeiro, Fabíola Ribeiro de Moraes Santeiro, Irene Rodrigues de Andrade,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoDiante do reduzido número de pesquisas relacionando criatividade ao contexto universitário brasileiro, objetiva-se caracterizar o professor facilitador e o inibidor da criatividade, segundo opinião de calouros de Biomedicina (N=117) de uma universidade particular do Nordeste Paulista. Utiliza-se como instrumento um questionário com duas perguntas abertas, focalizando características do professor que facilita e do que inibe a criatividade dos alunos. As respostas foram avaliadas por categorias e por correlação de julgamentos de dois juízes. Os dados foram tratados quantitativamente (cálculos descritivos e Qui-quadrado). As características facilitadoras da criatividade foram relacionadas ao preparo do professor e as inibidoras foram referentes ao modo como o professor se relaciona com os alunos.
Referência(s)