Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Professor facilitador e inibidor da criatividade segundo universitários<a name=n1></a>

2004; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722004000100012

ISSN

1807-0329

Autores

Tales Vilela Santeiro, Fabíola Ribeiro de Moraes Santeiro, Irene Rodrigues de Andrade,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Diante do reduzido número de pesquisas relacionando criatividade ao contexto universitário brasileiro, objetiva-se caracterizar o professor facilitador e o inibidor da criatividade, segundo opinião de calouros de Biomedicina (N=117) de uma universidade particular do Nordeste Paulista. Utiliza-se como instrumento um questionário com duas perguntas abertas, focalizando características do professor que facilita e do que inibe a criatividade dos alunos. As respostas foram avaliadas por categorias e por correlação de julgamentos de dois juízes. Os dados foram tratados quantitativamente (cálculos descritivos e Qui-quadrado). As características facilitadoras da criatividade foram relacionadas ao preparo do professor e as inibidoras foram referentes ao modo como o professor se relaciona com os alunos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX