Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Conhecimento sobre hipotermia dos profissionais de Enfermagem do Centro Cirúrgico

2012; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 46; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/s0080-62342012000700018

ISSN

1980-220X

Autores

Isabel Yovana Quispe Mendoza, Aparecida de Cássia Giani Peniche, Vilanice Alves de Araújo Püschel,

Tópico(s)

Infrared Thermography in Medicine

Resumo

Objetivou-se identificar a diferença no conhecimento sobre hipotermia do auxiliar de enfermagem após a intervenção educativa. A base conceitual de educação fundamenta-se na perspectiva da aprendizagem significativa, aliada à construção de mapa conceitual e à realização de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de um questionário validado por especialistas. A média do conhecimento após a intervenção educativa teve aumento de 3,49 pontos. Não se verificou diferença significativa do conhecimento quando foi relacionado às variáveis sociais e de formação estudadas. Conclui-se que a intervenção educativa foi satisfatória na medida em que as informações sobre hipotermia foram ancoradas e modificadas na estrutura cognitiva dos auxiliares de enfermagem.

Referência(s)