Género e mudanças tecnológicas: o caso das indústrias gráficas
2009; Edições Afrontamento, Lda.; Issue: 20 Linguagem: Português
ISSN
2184-0385
Autores Tópico(s)Fashion and Cultural Textiles
ResumoResumo Este artigo baseia-se num dos estudos de uma pesquisa sobre os processos da construcao social da masculinidade em contextos de dominância numerica e simbolica masculina e nas especificidades da identidade masculina que emergem nestes contextos. A partir do exemplo das transformacoes tecnologicas ocorridas nos processos de producao e de organizacao do trabalho da industria grafica e da abertura de uma profissao tipicamente masculina as mulheres, sao analisados os discursos de 12 homens e mulheres envolvidos nesse contexto. Os elementos de analise permitem salientar a ancoragem do ideal dos profissionais na representacao da masculinidade hegemonica, a acentuacao, por parte dos homens, das particularidades das mulheres, afastando-as desse ideal, e as estrategias destas para se adaptarem e serem aceites neste universo profissional em mudanca.
Referência(s)