
Modelos de crescimento resultantes da combinação e variações dos modelos de Chapman-Richards e Silva-Bailey aplicados em <i>Leucaena leucocephala</i> (Lam.) de Wit.
2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5902/198050981949
ISSN1980-5098
AutoresCícero Carlos Ramos de Brito, José Antônio Aleixo da Silva, Rinaldo Luíz Caraciolo Ferreira, Eufrázio de Souza Santos, Ivan Roberto Ferraz,
Tópico(s)Plant Water Relations and Carbon Dynamics
ResumoO objetivo deste trabalho foi desenvolver novos modelos de crescimento para recursos florestais aplicados à leucena [Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit], tendo como base as hipóteses biológicas propostas por Chapman-Richards e Silva-Bailey. O experimento de leucena foi conduzido na Estação Experimental da Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária - IPA, Caruaru, PE. Foram utilizadas 544 árvores de leucena de um experimento com vinte remedições realizadas ao longo de 12 anos. Compararam-se novos modelos de crescimento resultantes da combinação e variações dos modelos de Chapman-Richards e Silva-Bailey, bem como outros comumente usados em recursos florestais. Para a seleção das equações, utilizaram-se o Índice de Ajuste (IA), o erro-padrão da estimativa e a distribuição gráfica dos resíduos. Os resultados indicaram que todos os modelos testados se ajustaram de maneira satisfatória aos dados, podendo ser utilizados para se estimar o crescimento em altura da leucena.
Referência(s)