Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Profissional crítico-criativa em enfermagem: a construção do espaço interseçor na relação pedagógica

2004; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 57; Issue: 6 Linguagem: Português

10.1590/s0034-71672004000600013

ISSN

1984-0446

Autores

Kenya Schmidt Reibnitz,

Tópico(s)

Psychodrama and Leishmaniasis Studies

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender como se manifesta o espaço interseçor na relação pedagógica num Curso de Graduação em Enfermagem. Está fundamentado no referencial teórico de Merhy, o qual estabelece o espaço interseçor no processo de trabalho em saúde como o momento que pode propiciar a implantação de mudanças. A metodologia utilizada está baseada na abordagem qualitativa do tipo estudo de caso instrumental utilizando a técnica de observação nos espaços formais do ensino. Identificamos um descompasso entre os programas instituídos e a curiosidade, reafirmando que o processo educativo precisa ser um ato cognoscente entre sujeitos, numa relação dialógica mediada pela palavra, pelas emoções e pelos objetos cognoscíveis e concluímos que a relação pedagógica instituínte representa um compromisso com a transformação das práticas em saúde.

Referência(s)