
Desenvolvimento e Aplicação de um Modelo de Ensino da Teoria das Restrições com Base em uma Abordagem Multiagente. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v11n1p134-155
2013; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15600/rau.v11i1.450
ISSN1984-6142
AutoresJúlio César Bastos de Figueiredo, Susana Carla Farias Pereira, Luís Henrique Rigato Vasconcellos,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste trabalho apresenta o desenvolvimento e uma aplicacao de um modelo computacional, baseado no paradigma da programacao multiagentes com o uso da plataforma Netlogo. O objetivo e servir como ferramenta para o ensino e estudo de topicos ligados a Teoria das Restricoes. Trata-se da aplicacao de um instrumento interativo de ensino podendo ser empregado por professores de graduacao e pos-graduacao nas disciplinas de Gestao de Operacoes. Todo o modelo foi desenvolvido em plataforma de software gratuita e tem seu codigo fonte aberto, podendo ser acessivel via ambiente WEB (http://technical.paper.nom.br/toc2).
Referência(s)